FPS com mouse ou controle?

360keyboardmouse

Jogos de FPS (First Person Shooter) nasceram e cresceram nos PCs! Clássicos como Wolfenstein 3D e Doom, que rodavam no DOS, trouxeram uma nova forma de diversão, mesmo que utilizando somente as setas de teclado.

Com o passar dos anos, novos jogos acompanharam essa idéia de perspectiva em primeira pessoa e aperfeiçoaram o controle do personagem, utilizando o tão famoso “WASD” para movimentação e o mouse como controle de visão. Esse esquema de controle foi o grande acerto na mosca, que possibilitou tirar o máximo de precisão na mira dos seus tiros.

Acontece que não é só no PC que esse estilo de jogo ficou não! Hoje em dia existem diversos títulos de consoles que exploram o gênero de FPS, tanto para Xbox, PS3 e Wii. Mas então… Como encontrar a melhor jogabilidade do gênero nos consoles?

O que é mais popular hoje em dia é a utilização dos dois direcionais analógicos sendo um referente à movimentação e o outro à visão (como o teclado e o mouse). Vou contar para vocês aqui que só porque isso é popular não significa que seja bom. Pois bem, uma vez comentei com um amigo meu: “Jogar Halo online no Xbox é tenso. Eu sou muito ruim em jogar no controle…”. A resposta dele foi simples: “Não esquenta não, todo mundo é! Assim acaba ficando competitivo!” E o pior é que ele tinha razão…

A Microsoft realizou um teste para verificar se seria possível unificar a Live do Windows com a do Xbox, e os resultados foram… bem… O que qualquer um de nós já esperaria!

Rahul Sood (fundador da Voodoo PC e CTO da divisão de games da HP) afirmou que durante os testes foram colocados excelentes jogadores de Xbox contra jogadores medianos de PC. Depois dos usuários de Xbox serem aniquilados, a empresa entendeu que seria constrangedor colocar os sistemas em conjunto e abandonou a idéia.

A verdade é que o Teclado+Mouse é realmente superior ao Joystick em matéria de FPS. Mas quanto aos outros jogos a situação se inverte! A maioria dos jogos que tem adaptação para PC, como Prince of Persia e Prototype, possuem uma jogabilidade muito inferior se não forem jogados com seus controles…

Por outro lado… O Wii se mostrou o console pronto para FPS! Minha experiência com Metroid e Resident Evil 4 foram completamente positivas e posso dizer que com o Playstation Move, essa história de que FPS deve ficar nos PCs está prestes a mudar de uma vez por todas!

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

6 Comentários to “FPS com mouse ou controle?”

  1. ornellas says:

    Po, teclado + mouse ftw!! Por enquanto pelo menos…

  2. fabrias says:

    Nao tem comparação fps é no teclado porraa. vai jogar no joystcki joga halo, e mesmo assim vai tomar toco do pessoal do teclado, se um dia abrir a rede de halo e interligarem a rede da live e dos pcs vcs do xbox vao tomar toco do pc.

  3. Jeff Aizen says:

    No controle.

  4. Mayana says:

    como vejo o mapa usando o teclado? não consigo acessar o mapa do jogo me ajudem aii

  5. Daigreon says:

    RESSURRECTION

Deixe seu recado

Powered by WordPress | Designed by: Free MMORPG Games | Thanks to Browser Games, Game Music and RPG Reviews


Konami Easter Egg by Adrian3.com



Konami Easter Egg by Adrian3.com